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Tendências para o varejo: NRF’24 aponta o que deve acontecer no comércio nos próximos 10 anos


Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade e hiper personalização foram destaques no NRF 2024: Retail 's Big Show, o maior evento anual do varejo que ocorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro, em Nova York. As principais novidades para o varejo apresentadas nesta grande feira estão publicadas no Guia de Tendências do Sebrae, uma edição especial que a Acomac Curitiba faz o resumo para o setor de materiais de construção nesta matéria exclusiva.


A NRF 2024: Retail's Big Show reuniu 5.000 marcas de mais de 100 países, e mais de 450 palestrantes falaram durante mais de 190 sessões sobre resiliência, propósito, atendimento ao cliente, as experiências de varejo do futuro e muito mais. Criar as melhores experiências requer visão em cadeias de fornecimento sustentáveis ​​e a inovação que impulsiona a fidelidade de clientes e associados. 


O Guia de Tendências Sebrae apresenta as micro e macro tendências. Enquanto microtendências são novidades menos duradouras (entre 3 a 5 anos), as macrotendências repercutem por mais tempo e geram um maior impacto também na sociedade, como uma alteração no estilo de vida dos consumidores a longo prazo. A NRF 2024 mostrou que a personalização no atendimento ao cliente e o uso inteligente de dados através da inteligência artificial são, definitivamente, duas grandes macrotendências.


Acompanhe nesta matéria as principais dicas sobre as tendências no varejo para a sua empresa continuar evoluindo no setor de materiais de construção.


Macrotendências no varejo: IA como divisor de águas


O tema absoluto na NRF 2024 foi a inteligência artificial, com ênfase em quão importante é lidar com dados de forma inteligente. O discurso sobre a IA passa de “coisa do futuro”, para uma tecnologia presente e cada vez mais acessível. A principal questão é: como utilizá-la de forma integrada e descomplicada para atender a expectativa dos consumidores e melhorar a produtividade dos negócios?

A Inteligência Artificial será como um divisor de águas para a visibilidade no varejo, por isso, a necessidade de adaptabilidade contínua para o sucesso no futuro. 


Hiper Personalização no processo de venda


Na era da inteligência artificial, surge uma nova abordagem para atender às necessidades dos consumidores: a hiper personalização. Muito além de simples personalização demográfica, reúne e analisa dados em tempo real sobre cada indivíduo, desde suas interações nas redes sociais até detalhes sobre seus animais de estimação. Com essa assertividade e adaptabilidade, as empresas podem oferecer experiências altamente personalizadas e sob medida para cada cliente, elevando o nível de satisfação e fidelização.


A hiper personalização proporciona uma melhoria significativa na experiência do consumidor, oferecendo um atendimento único e adaptativo, totalmente automatizado. Cada pessoa pode receber anúncios diferentes, ajustados conforme o canal de comunicação de sua preferência.


Os consumidores passam a ser mais exigentes com a experiência do e-commerce, esperando uma jornada personalizada não só na captação, mas em todo o processo de compra. 


Estratégia de Varejo: integrando experiências de compra


Em meio à rotina acelerada e ao tempo de lazer escasso, os consumidores buscam experiências de compra intuitivas, ágeis e integradas. A abordagem de comércio unificado, destacada pela NRF 24, emerge como uma estratégia essencial, integrando canais de forma coesa. 


Omnichannel é uma estratégia que integra diferentes canais de comunicação em um único sistema, permitindo que os clientes comprem por meio de seus canais preferidos, como site, Whatsapp, SMS, entre outros. Uma experiência fígital envolve a integração digital em momentos presenciais. A "omni experience" apresentada no evento, destaca a união de estratégias omnichannel e experiências digitais, presenciais e figitais, visando uma jornada de compra adaptativa e intuitiva. 


O equilíbrio entre loja física e online é essencial, a primeira proporciona demonstrações de produto e contato humano, enquanto o e-commerce oferece praticidade e personalização. A centralização do processo de compra online enfatiza a importância de melhoria nos processos de devoluções e trocas para a fidelização do cliente.


Aumento da segurança digital é tendência 


Com o avanço das tecnologias e do ambiente digital, surge a necessidade de investir em cibersegurança, implementar regras de transparência e utilizar filtros para acessar e compartilhar informações verídicas.Em meio a um oceano de informações facilmente manipuláveis, empresas que perdem a confiança de seus clientes enfrentam desafios significativos para reconquistá-los.


A popularização da inteligência artificial está mudando a maneira como os consumidores interagem e como as empresas operam. É fundamental que as empresas incentivem seus colaboradores a explorarem e adotarem essa tecnologia. A IA não deve ser vista apenas como uma ferramenta isolada, mas sim como a base das estratégias corporativas e das transformações internas. Segundo a Forrester, empresas que implementam IA internamente experimentam um crescimento significativo na produtividade e criatividade. Negligenciar essa tendência pode resultar em dificuldades para manter competitividade no mercado.


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