top of page
Buscar
  • sermidiacomunicacao

Selo do Comércio: inscrições abertas movimentam o setor de materiais de construção

Atualizado: 3 de out. de 2023


A busca pelo crescimento sustentável no setor de materiais de construção tem um aliado: o Selo do Comércio. Essa renomada iniciativa oferece uma oportunidade única para as lojas de materiais de construção impulsionarem seu desempenho e se destacarem no mercado. Com inscrições abertas para o Ciclo 2023/2024, é chegada a hora de garantir a participação nesse programa exclusivo, reconhecido por elevar o patamar de inúmeros negócios do setor, ano após ano. Essa jornada é uma iniciativa do sistema Fecomércio PR, Sebrae PR, do Simaco e da Acomac Grande Curitiba.


O Selo do Comércio para lojas de materiais de construção não é apenas um selo de reconhecimento, é uma ferramenta estratégica que oferece um diagnóstico completo das práticas de gestão e do posicionamento de mercado das empresas participantes. Ao longo de 10 horas de consultoria especializada, distribuídas em 22 horas de consultorias individuais, seu negócio será minuciosamente avaliado, aprimorando aspectos cruciais para o seu sucesso.


Conheça cada etapa do Selo do Comércio


Para conquistar o Selo do Comércio, as lojas de materiais de construção percorrem uma jornada estruturada em 5 etapas de desenvolvimento e reconhecimento:


Etapa 1: Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS) Inicial e Modelo de Gestão do Sebrae (MGS).

Etapa 2: Devolutiva e Plano de Ação

Etapa 3: Processo de Desenvolvimento

Etapa 4: Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS) Final

Etapa 5: Devolutiva Final


Confira, a seguir, uma breve descrição de cada etapa do processo.


Etapa 1: Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS) Inicial e Modelo de Gestão do Sebrae (MGS)


Nessa etapa, a sua loja receberá a visita de um cliente oculto que irá avaliar vários aspectos como qualidade do atendimento, estrutura física e comunicação visual. Um diagnóstico completo será realizado, abrangendo critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Processos, Informação e Conhecimento, Pessoas, Clientes, Resultados e Sociedade. Também serão analisados critérios específicos para o setor de materiais de construção que foram definidos pela Acomac Grande Curtiiba. Essa é a base para a jornada de aprimoramento. Acompanhe detalhadamente alguns descritivos dessa etapa:


Ponto Comercial

1.Visibilidade da loja

2.Localização da loja

3.Facilidade de estacionamento

4.Fluxo de pessoas em frente à loja

5.Comunicação externa: fachada

6.Calçada, paisagismo e acessibilidade

7.Comunicação visual externa

8.Fluxo de pessoas no estabelecimento


No aspecto de Conservação da Loja serão analisados: pintura interna, teto, iluminação geral da loja, layout, ambientação, arrumação, organização e limpeza, expositores, gôndolas, mobiliário, equipamentos e vitrines


O Cliente Oculto fará análise da identificação e imagem pessoal, educação e cordialidade, conhecimento sobre os produtos e serviços, comunicação, compreensão e conhecimento do cliente; capacidade de persuasão, superar obstáculo, qualificação no relacionamento interpessoal, em técnicas de vendas, atendimento telefônico e inclusive de WhatsApp.


Na etapa de Processos pretende-se descobrir se estão definidos planos de ação visando alcançar as metas da empresa relacionadas às estratégias? Os processos da produção e satisfação dos clientes, considera os processos das entradas e saídas que resultam no valor agregado que é entregue aos clientes, de forma a satisfazer suas necessidades, a resolver os seus problemas, e processos de indicadores chave de desempenho (KPIs)


Na fase intitulada Inovação, pretende-se verificar o monitoramento de tendências tecnológicas e/ou de mercado; coleta de ideias; lançamento de novos produtos ou serviços; propriedade intelectual e/ou registro de marca; inovação em processos, em marketing e organizacional. Liderança e cultura para inovação.


Gestão Financeira envolve controles financeiros através de ferramentas (cadernos, planilhas ou software); ciclometria, ou seja, medição dos ciclos das operações: compras, vendas, produção e giro dos estoques; a precificação, o demonstrativo de resultados, estoques e capacidade de vendas por item, sazonalidades, tempo de reposição, margens de vendas, estratégias da empresa. Além disso, é avaliado o planejamento orçamentário de receitas e custos (variáveis e fixos) e os investimentos para vários períodos futuros, através do qual passa-se a projetar e conhecer quais serão os resultados. Balanço patrimonial e indicadores econômicos também serão analisados na gestão financeira.


A Gestão de Marketing abrange o planejamento, objetivos, metas, budget, plano de marketing, pesquisa, macroambiente, microambiente, players de mercado, tendências, estratégia, segmentação, avaliação e posicionamento; comportamento do consumidor, jornada de compra, funil AIDA, touchpoints com clientes, comunicação – mix de marketing 4Ps, comunicação online e off-line. Bem como análise – ROI, dados, relatórios, tecnologia, CRM7; e branding – personalidade e discurso de marca, manifesto da marca, autenticidade e storytelling


Gestão de Pessoas

1. As funções e responsabilidades das pessoas (dirigentes e colaboradores) estão definidas?

2. A seleção dos colaboradores é feita segundo padrões definidos e considera os requisitos da função?

3. Os colaboradores são capacitados nas suas funções?

4. O bem-estar e a satisfação dos colaboradores são promovidos?

5. Quais políticas e estratégias a empresa pratica para atrair e reter talentos?

6. A empresa estimula a prática do feedback entre líderes e liderados?

7. A empresa conta com plano de remuneração e carreira?


Gestão Estratégica

1. A Missão da empresa está definida e é conhecida pelos colaboradores?

2. A Visão da empresa está definida e é conhecida pelos colaboradores?

3. A empresa conta com objetivos claramente definidos?

4. Estão definidas estratégias que permitam alcançar os objetivos da empresa?

5. Estão estabelecidos indicadores e metas relacionados às estratégias?

6. Estão definidos planos de ação visando alcançar as metas da empresa relacionadas às estratégias?

7. A empresa mantém rotinas de monitoramento de ações, avaliação e revisão das estratégias e resultados?


Etapa 2: Devolutiva e Plano de Ação


Nesta etapa, os resultados do diagnóstico e as oportunidades de melhoria serão apresentados. Pontos fortes serão destacados, assim como áreas que demandam aprimoramento. A partir disso, será elaborado um Plano de Ação personalizado para sua loja, orientando o desenvolvimento contínuo.


Etapa 3: Processo de Desenvolvimento


Aqui, o foco está na execução do Plano de Ação. Consultorias especializadas individuais fornecerão orientação prática e participação em capacitações, como cursos, workshops e palestras, fortalecendo seus conhecimentos e habilidades. Essa etapa proporciona melhorias significativas, alicerçadas em 10 horas de dedicação à evolução do seu negócio.


Etapa 4: Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS) Final


Avalie seu progresso! Nesta etapa será realizado um novo cliente oculto que irá validar as melhorias implementadas desde o início do programa. Um novo diagnóstico será realizado para identificar como foi a evolução e a eficácia das ações realizadas na Etapa 3 e a evolução geral da sua loja.


Etapa 5: Devolutiva Final


A reta final da jornada traz a Devolutiva Final, onde os avanços realizados serão apresentados e comparados com os pontos de melhorias iniciais. A meta é clara: para conquistar o Troféu Selo do Comércio para Lojas de Materiais de Construção – Ciclo 2023/2024, sua loja deverá atingir a nota mínima de 7,0 pontos.


Oportunidades assim são únicas. As inscrições para o Selo do Comércio estão abertas, mas as vagas são limitadas. Aproveite a chance de impulsionar o crescimento da sua loja de materiais de construção e elevar seu negócio a um novo patamar de sucesso. Inscreva-se até 15 de setembro e faça parte dessa jornada de excelência empresarial!


Inscreva-se e prepare-se para conquistar o Selo do Comércio e o reconhecimento merecido no mercado de materiais de construção. Sua loja está prestes a se destacar!


Cadastre seu interesse no link: https://bitlybr.com/tdiQi


203 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page