top of page
Buscar
  • sermidiacomunicacao

Instalada a Frente Parlamentar do Matcon PR

Atualizado: 14 de mai.


Um grande marco para a história. Foi instalada a Frente Parlamentar do Segmento dos Materiais de Construção no Paraná nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, com a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana, de deputados e demais autoridades representativas das Acomacs. O presidente do Simaco, Ademilson Milani, destacou a importância deste evento. “Este momento representa um passo significativo para o fortalecimento e a representatividade do nosso setor em nosso estado”, disse Milani também representando a Acomac Grande Curitiba.


Esta iniciativa objetiva proporcionar um fórum para discutir os desafios do setor, propor soluções e trabalhar em estreita colaboração com o governo e outros setores da sociedade, garantindo um ambiente favorável aos negócios. “Duas questões importantes que precisam ser consideradas nas políticas públicas para o setor é essa questão da isonomia comercial e uma ampla revisão das alíquotas de ICMS para o nosso segmento”, disse Milani.


Darci Piana, que também é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) destacou a força do setor Matcon. “Este é um segmento que ainda não conseguiu voltar ao que era antes da pandemia, então precisamos fazer alguma coisa para ajudar esses empresários que tanto ajudam o nosso Estado pagando impostos e gerando muita mão de obra”, destacou. O vice-governador também sugeriu a criação de uma cesta básica de materiais de construção para ajudar o cidadão que precisa melhorar a sua casa com pequenas reformas.


União e fortalecimento: Acomacs e Simaco juntos nessa conquista


O presidente da Acomac Londrina, Adriano Montanari, afirma que o varejo da construção está passando por momentos de grandes mudanças. “O setor agora tem voz junto à Assembleia Legislativa, para que se possa chegar até o Governo do Estado e ao Executivo” disse. ​​”Os temas que a gente vem debatendo, não só no Paraná, mas a nível nacional, é com relação à isonomia comercial, é a reorganização da cadeia de distribuição do material de construção no estado e no Brasil, onde nós temos que ter a indústria, o distribuidor e o varejo”, destacou. 


Montanari afirma que muitas vezes está sendo passado por cima deste canal organizado. “Isso acaba prejudicando não só as lojas de material de construção, mas a geração de empregos e  renda e também na arrecadação para que o governo possa beneficiar toda a sociedade brasileira através da educação, da saúde, da segurança. Então a nossa preocupação é fazer com que essa cadeia fortaleça toda a economia do segmento de material de construção”, disse.


Eduardo Vorpagel, presidente da Acomac Oeste, destaca que a Frente Parlamentar está proporcionando a união entre as ACOMACS e o SIMACO. “Para nós, está sendo um marco na história das ACOMACS porque hoje nós estamos nos articulando e trabalhando todos juntos com o mesmo objetivo, o que tende a fortalecer todas as Acomacs do Estado do Paraná”, disse.


O presidente da Acomac Campos Gerais, Alcides de Ramos Neto, relembra que a luta para chegar até este momento valeu a pena. “Vai trazer muitos benefícios e visibilidade para o setor que nós não tínhamos. O primeiro passo foi dado e agora é preciso unir forças porque não tenho dúvida que será muito bom para todos os empresários do setor”, afirma.


A Frente Parlamentar do Matcon no Paraná será coordenada pelo deputado Estadual Gugu Bueno que também preside a Comissão de Obras Públicas na Assembleia. Ele destaca a importância desse grupo de trabalho. “É um segmento muito importante para a economia do nosso estado. Se esse setor estiver indo bem, significa que a nossa economia está aquecida, que a roda está girando, gerando emprego, renda, aumentando a qualidade de vida de todos os paranaenses”, declarou.


Representatividade e voz para o setor


Os materiais de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas com quase 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil, sendo 44.213 lojas no Paraná.


Alguns lojistas também estiveram presentes no lançamento desse marco na história. “Acho que é de relevância a gente estar por dentro de todos os aspectos que envolvem o setor da construção civil e de material de construção no Estado”, afirma Gabriel Resende, da Rezende Atacadista. 


Pedro Davi da Silveira, representante da Plastilit e Ilumi Materiais Elétricos acredita que a Frente vai contribuir para que haja “uma voz dentro do governo para defender muitas frentes que são dores do material de construção”, disse. Ele destaca a construção civil como uma oportunidade de gerar emprego no cenário estadual e nacional e o material de construção como a ponte onde vai contribuir com que chegue esse produto até o consumidor final. “Pode também contribuir com que haja mais competitividade, que o produto chegue com preço e condições mais justas para que o consumidor tenha acesso a sua casa, com esses benefícios que a Frente Parlamentar pode trazer”.


Coordenada pelo deputado Estadual Gugu Bueno (PSD) a Frente Parlamentar também será composta na Assembleia pelos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Flávia Francischini (União Brasil), Gilberto Ribeiro (PL), Hussein Bakri (PSD), Luis Corti (PSB), Luiz Fernando Guerra (União Brasil), Marcel Micheletto (PL), Márcia Huçulak (PSD), Marcio Pacheco (PP), Batatinha (MDB), Pedro Paulo Bazana (PSD), Professor Lemos (PT) e Tiago Amaral (PSD).


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page