top of page
Buscar
  • sermidiacomunicacao

ExpoMatcon: Curitiba se prepara para sediar a primeira feira de materiais de construção do Paraná

De 8 a 10 de agosto, a capital será sede do maior encontro dos lojistas com as indústrias de materiais de construção de todo o estado do Paraná.


A Associação de Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, Região e Litoral (Acomac Grande Curitiba), em parceria com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista e Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está preparando a ExpoMatcon, a primeira feira de materiais de construção do Paraná. O evento ocorrerá no pavilhão ViaSoft Experience, localizado na Universidade Positivo, em Curitiba, de 8 a 10 de agosto, das 11h às 21h.


"A ExpoMatcon será o maior encontro entre lojistas e indústrias do setor no estado, contando com o apoio com apoio das principais entidades de classe, empresários e fornecedores de materiais de construção, mostrando a força do segmento do nosso estado”, afirma Emerson Stival, presidente da Acomac Grande Curitiba.


Materiais de construção: 1ª Feira promove otimismo para crescimento do setor


De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Anamaco, que realiza um levantamento mensal com varejistas de material de construção para monitorar a variação de vendas do setor, a avaliação relativa às vendas correntes voltou a melhorar em maio, após a queda registrada em abril. A porcentagem de revendedores que relataram crescimento nas vendas do varejo em maio frente ao mês anterior aumentou de 18% para 35%. Por outro lado, as indicações de queda recuaram de 39% para 22% no mesmo período. “A ExpoMatcon ocorre em um momento necessário para retomada do crescimento do setor. Será um evento imperdível para os lojistas, pois proporcionará melhores condições de negócios diretamente com as indústrias”, afirma Stival.


ExpoMatcon apresentará novidades da indústria


Segundo estimativas do FGV-IBRE em parceria com a Anamaco, o faturamento do varejo de material de construção atingiu R$ 207,4 bilhões em 2022, registrando um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior, que foi de R$ 202,3 bilhões. A previsão de crescimento para o setor em 2023 está entre 1% e 3%.


Além disso, outro dado positivo é o aumento no número de lojas em todo o país. De acordo com os resultados da RAIS de 2021, o número de lojas de material de construção passou de 129.812 para 136.106, representando um crescimento de 4,85%.


A feira será dedicada à exposição de materiais e equipamentos para construção civil, oferecendo aos lojistas a chance de estabelecer conexões com fornecedores, distribuidores e outros membros da cadeia e da indústria. Além disso, os participantes poderão atualizar-se sobre as últimas tendências e novidades do mercado, participando de palestras e workshops para capacitação de gerentes e vendedores.


Feira de materiais de construção já era esperada

Segundo a diretora executiva da Acomac Grande Curitiba, Patricia Bernardi, há oito anos a entidade vinha realizando encontros anuais entre os lojistas e as indústrias através de rodadas de negócios. Entretanto, no último ano já contaram com mais de 30 marcas participando, por isso perceberam a necessidade de dar outra proporção para esse evento, que ganha status de feira, chegando a 70 expositores. “Serão três dias e uma oportunidade única de negócios para o desenvolvimento do setor em nosso estado. As indústrias trarão novidades e condições de compra especiais”, destaca.


De acordo com Suelen Gibellato Suzuki, coordenadora estadual de indústria do Sebrae/PR, uma feira como a ExpoMatcon, além de promover conexões e negócios, traz visibilidade para as empresas paranaenses. “A cadeia da construção civil é de grande importância econômica em nosso estado e é papel do Sebrae fomentar, junto à Acomac e demais parceiros, a melhoria da competitividade e a inserção dos pequenos negócios nessa cadeia”, disse.


Expectativa alta de representantes do comércio

O presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, afirma que a ExpoMatcon vai melhorar a sintonia entre os empresários do setor. “Ganha a indústria, ganha o comércio de materiais de construção e ganha o consumidor final porque todos os lojistas estarão atualizados com os seus produtos. É através desse diálogo que se identifica as necessidades do mercado, tornando a realização da feira em Curitiba, representando o Paraná, crucial para a movimentação do comércio de materiais de construção”, declarou.


A expectativa é de que a ExpoMatcon receba mais de dois mil visitantes e conte com cerca de 70 expositores. "As empresas contarão com estandes exclusivos para exporem seus produtos em um ambiente propício para transações comerciais, fomentando o nosso setor em todo o Estado", disse Ademilson Milani, presidente do Simaco.


Para facilitar a participação no evento, a organização disponibilizou um hotsite exclusivo para a ExpoMatcon (https://www.acomacpr.com.br/expomatcon2023), onde os interessados podem realizar a inscrição antecipada. A inscrição é gratuita para proprietários, gerentes e equipes de lojas de materiais de construção e garante acesso às agendas de negociações, palestras e workshops exclusivos.


“Queremos garantir que todos tenham acesso a esse evento imperdível e que possam aproveitar ao máximo essa oportunidade de negócios e networking”, convida Ademilson Milani, presidente do Simaco Paraná e um dos idealizadores da feira.


EXPOSITORES

ExpoMatcon 2023:

Aços e Aramados

Ajax

Alessi Tintas

Atlas

Comercial Gerdau

Cortag

Diferpan 


Docol

DWS

Elastil

Enerbras

Eternit

Euroflex

Fabribam

Fecomércio

Sesc

Senac

Fibrarte

Fischer

Fortlev

Gitel

Gold

Heavy Duty

Henkel

Ilumi

Impersol

Inkor

Kadesh

Kala

Krona

Lagom Tech

Lux Telhas

Mademape

Mantac

Matsyama

Multicerto

Mundial

Pado

Plastilit

Quartzolit

Savana Veículos

Solufix


Soluções Mobile

Silaqua


Suvinil

Tecno Fluidos

VhSys

Viacredi

Viasoft

Votorantim Cimentos

WBR Wagner

Worker

Zagonel


APOIADORES:

Fecomércio PR

Sesc PR

Anamaco

Acomac Campos Gerais

Acomac Londrina

Up Experience

Hotel Confidence

Cscom Filmes

Ser Mídia Marketing Estratégico

SECOM – Secretaria de Comunicação de Castro e Região

ACEPB (Associação Comercial de Pato Branco – PR)

CORE – PR (Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná)

SINDITIBA (Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba)

Grupo Datacenso


REALIZAÇÃO:

Acomac Curitiba | Simaco PR | Sebrae

👊 Juntos para crescer


Serviço:

Dias 8, 9 e 10 de agosto

Horário: Das 11h às 21h

Local: ViaSoft Experience (Universidade Positivo)

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300. Ecoville


A entrada é gratuita mediante a inscrição pelo site https://www.acomacpr.com.br/expomatcon2023


284 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page