Buscar
  • sermidiacomunicacao

Cenários Matcon Anamaco reúne destaques da liderança feminina

A diretora da Acomac Grande Curitiba, Elenise Gipiela, participou da live em homenagem ao Dia Internacional da Mulher contando sua experiência no setor.





No dia 08 de março, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Anamaco, promoveu a live Cenários Matcon Anamaco com o tema “A ascensão das mulheres no contexto do setor de varejo de material de construção”, transmitida pelo canal oficial da Anamaco no YouTube e mediada por Átila Lira, diretor de Comunicação da Anamaco.


Com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o assunto, a Anamaco convidou três mulheres que se destacam no setor para contarem suas experiências profissionais, pessoais e apresentarem suas perspectivas sobre a participação feminina em cargos de lideranças nas empresas. A Diretora da Acomac Grande Curitiba, Elenise Gipiela, foi uma das convidadas que conversou com as participantes do evento.


Elenise Gipiela Donoso, além de assumir a direção da Acomac Grande Curitiba, é sócia proprietária da Matergi Materiais de Construção há 14 anos. Graduada em Engenharia de Alimentos pela PUC-PR, MBA em Gestão Empresarial pela ESIC 2011, Pós - Graduada em Desenvolvimento de Liderança pela FAE e mãe da Laura, do Heitor e Miguel Paulo.


Sua jornada no comércio de materiais de construção começou dentro da sua família, com a loja fundada por seus avós em Araucária, vendo sua mãe e sua tia trabalharem dando sequência aos negócios. “Eu cresci no meio de comércio que tinham mulheres à frente dos negócios. Cresci em um ambiente de mulheres empoderadas. Então, não passei por nenhuma situação em que a gente se sentisse diminuídas ou desrespeitadas”, conta Elenise Gipiela Donoso.


Sobre a sua atuação como Diretora da Acomac Grande Curitiba, Elenise Gipiela Donoso fala que tem tido grandes conquistas com a realização de treinamentos e palestras de capacitação para os trabalhadores do segmento de materiais de construção.


Sobre o time de colaboradores da loja Matergi, Elenise Gipiela Donoso comenta que a maioria dos seus funcionários são do gênero feminino e lembra do que seu avô dizia sobre a contratação de mulheres. “Ele dizia que as mulheres eram mais produtivas e detalhistas. Então, se fosse para escolher entre um homem e uma mulher para ocupar uma vaga, escolhesse a mulher”.


Quando a pauta trouxe a questão dos relacionamentos no ambiente de trabalho, Elenise Gipiela Donoso considera que “a empresa é uma extensão da família, porque os colaboradores passam mais tempo dentro da empresa do que em casa.Então, tem que ser um relacionamento humanizado e empático”.


Sobre a maternidade, questão levantada por outras participantes e o apresentador Átila Lira, Elenise Gipiela Donoso pontuou que não deve ser vista como um obstáculo e a notícia de uma colaboradora grávida deve ser comemorada “É uma benção, é uma transformação da mulher ser mãe, então deve se receber a notícia com felicidade e apoiar em todos os momentos”.


Ao falar sobre as relações com fornecedores, empresas e agentes públicos, Elenise Gipiela Donoso ressalta que a transparência, o comprometimento e a seriedade resultam em respeito, admiração e parcerias de longa data que comemoram junto às conquistas alcançadas. “Os fornecedores nos acompanham há anos, muitos são os mesmos de 15 anos atrás, são pessoas que olham com felicidade o nosso crescimento”.


Ao final de sua participação, a diretora da Acomac Grande Curitiba trouxe uma mensagem de inspiração para as participantes inscritas. “É bastante importante a mulher se permitir. Se permitir estar no mercado de trabalho, se permitir dar a pausa para ser mãe, se permitir se especializar. Tendo determinação, se encontrando no que faz e buscando conhecimento, a mulher se sente segura para continuar batalhando e conquistando o seu lugar no mercado de trabalho. Em materiais de construção a maioria é sim de homem, mas a mulher com certeza dá um ar mais humanizado, de empatia, de compaixão. Então, o conselho que eu dou é: se permita. Você é mulher, se permita conquistar seus sonhos, porque você é capaz”, conclui Elenise Giapela Donoso.


A live Cenários Matcon Anamaco - A Ascensão das Mulheres no Matcon completa está disponível no canal do youtube da Anamaco. Acesse e confira.


61 visualizações0 comentário